O Vampiro Lestat, Anne Rice

Olá Filhas e Filhos das Trevas!

Tenho o prezer de vos dar a conhecer mais uma sugestão literária da grande escritora Anne Rice! Este livro, "O Vampiro Lestat" é o segundo volume da série Crónicas Vampirescas, um dos grandes clássicos da autora. Para relembrar, o primeiro volume destas Crónicas foi A Entrevista com o Vampiro!
Publicado pela primeira vez, em inglês, no ano de 1985, este livro narra a história do vampiro Lestat de Lioncourt, sendo, este, um dos personagens mais carismáticos da autora.




Sinopse:
Apesar do sucesso imediato atingido com o clássico Entrevista com o vampiro (1976), foi com a publicação de O vampiro Lestat (1985), o segundo volume das Crónicas Vampirescas, que a escritora Anne Rice se transformou num fenómeno literário. Hoje, a autora, conta com uma extensa coleção de best-sellers e uma legião fiel de fãs em todo o mundo. E sua criatura mais famosa segue o exemplo. O vampiro Lestat é como um Michael Jordan da literatura gótica. Tem newsletter própria e os mais diversos produtos com a sua marca — de bonecos a vinhos nobres.

Um dos motivos para isso foi o timing perfeito do lançamento de O vampiro Lestat, em plena época de romantismo pós-punk, e o sabor pop adicionado à trama. Desperto nos anos 80, depois de passar meio século em hibernação, Lestat aborrecesse-se ao passar por uma livraria e encontrar Entrevista com o vampiro à venda. Ele quebra o código de silêncio dos vampiros ao escrever a sua história e se transformar numa estrela do rock, enfeitiçando milhares de fãs.

Narrado em forma de autobiografia, o romance acompanha o vampiro através dos séculos enquanto ele procura a sua origem e um significado para a sua existência. Ao invés da figura sombria descrita pelo vampiro Louis no primeiro volume das Crônicas Vampirescas, encontramos um Lestat de Lioncourt simpático, sedutor, romântico e até moralista.
O livro retorna à França pré-revolução. Passamos do mundo aristocrático da infância de Lestat, ao seu "eu" como actor no mundo cénico de Paris até sua transformação em vampiro. A partir desse momento ele vai procurar perceber quem é e de onde vem. Como um detective, sai em busca de pistas que o levarão aos vampiros ancestrais, o elo perdido dos bebedores de sangue. Nessa procura, porém, ele também encontrará muitos inimigos. O predador é transformado em presa.

Espero que gostem :)

Benditos sejam, e que Nyx vos acompanhe!

Sem comentários: